Manter os pneus do carro em perfeitas condições e calibrados, além de ser um cuidado fundamental para garantir mais segurança nas frenagens e a estabilidade do veículo, é uma medida que reduz o consumo de combustível. Como saber a hora certa de trocar? Esclareça essa e outras dúvidas.
Quando trocar os pneus
Você já deve ter reparado que todo pneu tem desenhos com profundidade na parte que toca o solo. A principal função dessas linhas é escoar a água quando o carro passa por superfícies molhadas e manter a estabilidade em contato com o solo.
Esses sulcos que marcam o pneu não podem chegar a uma profundidade inferior a 1,6 mm. Quando isso acontece, não há espaço suficiente para o escoamento de água e a estabilidade do veículo fica prejudicada, podendo ocorrer derrapagens e até perda de controle do carro, sobretudo em pistas molhadas.
É possível encontrar essa medida e avaliar as condições do pneu verificando o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como TWI (Tread Wear Indicator).
Posso trocar apenas um pneu?
Nada disso! A substituição dos pneus sempre deve ser feita aos pares por causa do nível de desgaste. E aqui vai uma dica importante: se for trocar somente um par, mantenha sempre os pneus mais novos no eixo traseiro. Isso é importante para que o veículo tenha mais estabilidade em curvas, sobretudo em pista molhada.
Quando deve calibrar?
A calibragem dos pneus otimiza o consumo de combustível, melhora a estabilidade e garante frenagens seguras e conforto ao dirigir. Além disso, reduz os riscos de deformações e desgastes prematuros.
O ideal é inspecionar e calibrar a cada duas semanas cumprindo os valores recomendados pelo fabricante. Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário e em etiquetas dentro do veículo.
Um ponto que merece atenção é que a inspeção da pressão deve ser feita com os pneus frios, assim que você sai de casa. Quando os pneus estão aquecidos, a pressão interna é alterada devido a expansão do ar, causando imprecisão na pressão dos pneus indicada pelo fabricante.
Surgiu uma bolha no meu pneu. E agora?
Quando um pneu apresenta uma "bolha" em sua lateral interna ou externa indica que o reforço lateral se rompeu. Isso pode acontecer com um forte impacto ao passar por um buraco na rua, por exemplo. Mas fique atento! Com o reforço comprometido, o pneu corre o risco de estourar durante a condução normal. Por isso, ao perceber bolhas, providencie a troca o mais rápido possível.
O que é TPMS?
TPMS é uma tecnologia incorporada nos Hyundai Creta que monitora a pressão e temperatura dos pneus em tempo real e avisa o motorista quando a calibragem é necessária. Desta forma, previne estouros por aumento da temperatura ou danos por baixa pressão, aumenta a vida útil dos pneus.
* Imagens meramente ilustrativas. Alguns itens apresentados poderão não estar disponíveis nas versões. Preços sugeridos e válidos de 01/12/2024 até 31/12/2024. Os preços poderão ser modificados sem aviso prévio. Consulte e confirme todas as informações com um de nossos vendedores.
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